sábado, 3 de agosto de 2013

alunos do marluce massariol-(PROFª CLEUDINEIA)

NOS ÚLTIMOS DIAS O NOSSO PAÍS TEM PRESENCIADO VÁRIAS MANIFESTAÇÕES POPULARES EXIGINDO MUDANÇAS. LEIA ESSE ARTIGO E VAMOS REFLETIR SOBRE A TEMÁTICA? DÊ SUA OPINIÃO.

Protestos reúnem mais de 1 milhão nas ruas pelo País; grupo invade e depreda o Itamaraty; em Ribeirão, um morre atropelado

No Rio, a maior parte dos manifestantes se concentra na Avenida  Presidente Vargas, no centro. Foto: Marcos de Paula/Estadão

Protestos mostram descompasso entre ‘sociedade 3.0’ e ‘governo 1.0’, diz analista

Atualizado em  24 de junho, 2013 - 17:20 (Brasília) 20:20 GMT
Manifestantes protestam em Brasilia, no dia 20 de junho de 2013
Redes sociais revelaram descompasso entre governo e aspirações sociais, diz Lemos
O papel das redes sociais na articulação dos protestos de rua ─ na promoção de diferentes temas da agenda das manifestações e no ato de convocar os jovens ─ mostrou que o Brasil conta com "uma sociedade 3.0, mas com um governo 1.0". Essa é a opinião de Ronaldo Lemos, representante do MIT Media Lab e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas.
Em entrevista à BBC Brasil, o escritor e acadêmico afirmou que os protestos populares mostaram que "as demandas que surgem na internet são legítimas, que elas deveriam influenciar o Congresso e o Executivo da mesma forma que a mídia exerce influência sobre pautas de políticas públicas".
Mas os protestos e a indiferença das autoridades em relação às redes sociais, comenta, também mostraram um grande descompasso entre as demandas da sociedade brasileira e as respostas das autoridades brasileiras.
"O momento atual oferece uma oportunidade muito grande para o governo entrar nesse diálogo, mas governo e sociedade estão divorciados nesse momento."
Leia a seguir a entrevista.
BBC Brasil - Durante a Primavera Árabe, países como o Egito chegaram a bloquear o acesso à internet, o que dificultou a mobilização de manifestantes. Mas, no Brasil, a internet é livre, e as redes sociais tiveram um papel importante na convocação de protestos. O movimento no Brasil teria sido mais resultado das redes sociais do que a Primavera Árabe?
Ronaldo Lemos - As redes sociais tiveram um papel importante em todos esses movimentos. No Brasil, ficou claríssimo que a internet virou o fórum de discussão sobre o que está acontecendo. Não só isso. Ela é o fórum de articulação dos encontros e das manifestações que estão ocorrendo. Ela está cumprindo uma expectativa que já existia há algum tempo, de ser um canal onde as pessoas procuram manifestar frustrações que elas não conseguem há anos expressar na esfera política, expressar uma vontade de participar na esfera pública que o sistema político há anos deixou de conseguir canalizar. Isso é o mais importante que está acontecendo.
BBC Brasil - Foi graças às redes sociais que essas manifestações passaram do mundo virtual para o mundo real?
RL - Exatamente. Esse modelo de manifestação circula como se fosse um meme (como são conhecidos os links, imagens, vídeos ou hashtags que se tornam virais ao serem amplamente compartilhados nas redes sociais). Meme é a peça de informação que circula um pouco por imitação (...), é uma forma de comunicação por excelência da rede. Agora, a influência (das manifestações) veio da Turquia, e antes, o que aconteceu, da Espanha. No Brasil, essas foram influências muito importantes na ideia desse modelo de como se manifestar, de como ir para as ruas. Ele acabou sendo muito importante para o que está acontecendo agora. O estopim veio do Movimento Passe Livre, até porque, a meu ver, a agenda do transporte público materializa toda a questão da falta de gestão pública, a vontade de ocupar a cidade, a possibilidade de se deslocar de uma ponta a outra sem o sacrifício de tempo ou de dinheiro. Esse movimento foi percebido como uma síntese de todas as coisas que o país vive, de todas as crises de governabilidade que o país vive, e aí escalonou para uma dimensão maior, justamente graças ao debate que começou nas redes sociais.
"O que aconteceu foi um descompasso cada vez maior entre a agenda governamental e as demandas de diversos setores da sociedade, que estavam difusos, não tinham identidade ideológica clara, mas vinham sentindo uma insatisfação crescente. Tudo isso agora estourou com a questão do transporte público e com a Copa das Confederações e a sensação de que o governo investiu demais em coisas não-essenciais. "
BBC Brasil - No começo, muitos expressavam entusiasmo e vontade de ir para as ruas. Mas, mais recentemente, surgiu o receio de que o movimento poderia estar perdendo o rumo, pregando o autoritarismo ou enveredando pela violência. O fato de as redes sociais serem uma Torre de Babel em que cada um prega uma mensagem não pode contribuir para uma tensão?
RL - Contribui, sim. Caminhei pela Presidente Vargas (avenida no Centro do Rio que foi palco de manifestações na semana passada). As manifestações, que começaram na segunda-feira, tinham uma agenda clara ou ao menos uma agenda principal, que era o transporte urbano. Depois dessa manifestação, essa agenda foi bem-sucedida e conseguiu baixar as tarifas em várias cidades do Brasil, mas não conseguiu promover uma discussão maior sobre a reorganização mais abrangente do transporte público. Mas ao menos conseguiu cumprir o resultado de curto prazo. É um momento em que existe muita energia no Brasil, uma energia de mudança. Mas, depois do transporte público, ainda não surgiu uma plataforma de destaque entre as outras plataformas difusas. Nenhuma entrou em primeiro plano. Surge uma frustração por haver tanta energia, mas sem o surgimento de uma agenda.
BBC Brasil - Falando em frustração, existe o risco de as redes sociais passarem de uma posição de protagonismo e vetor para um instrumento inócuo quando o movimento fica difuso demais?
RL - Eu acho que não. As redes sociais se tornaram o principal fórum para esse debate. As pessoas que participaram das manifestações ligam a TV e veem os mesmos comentaristas falando sobre o que aconteceu. Daí, vão para a internet e passam três, quatro horas checando o que seus amigos estão falando sobre a mesma questão no Twitter e no Facebook. As pessoas agora estão se dedicando a discutir e a analisar o que está acontecendo. Há um momento de reflexão. As pessoas estão fazendo um balanço sobre quais os limites e quais as garantias democráticas que não podem ser abaladas. Há uma busca por outras agendas que podem se tornar centrais. As pessoas estão buscando novas agendas que podem gerar consenso. Não acho que o papel das redes sociais se enfraquece. Pelo contrário. Hoje está havendo um debate sobre o que aconteceu e quais os próximos passos.
Ronaldo Lemos (Divulgação)
Lemos acredita que governo precisa participar do debate que está vindo à tona nas redes sociais
BBC Brasil - Os governantes não souberam interpretar os sinais de insatisfação que já se percebiam nas redes sociais?
RL - Existe desde sempre um temor sobre o papel das redes sociais no Brasil. Um elemento objetivo desse temor é que a lei sempre tem sido extremamente restritiva no que diz respeito ao uso da internet e das redes sociais na campanha eleitoral. Até meados da década passada, o uso da internet na campanha eleitoral era praticamente proibido. Tudo que acontecesse fora do site do candidato era considerado pela lei eleitoral como propaganda irregular. Quando você olha a lei, dá para enxergar o temor que a rede gera na esfera pública. Demorou anos para que a rede ganhasse a liberdade necessária. O que aconteceu foi um descompasso cada vez maior entre a agenda governamental e as demandas de diversos setores da sociedade, que estavam difusos, não tinham identidade ideológica clara, mas vinham sentindo uma insatisfação crescente. Tudo isso agora estourou com a questão do transporte público e com a Copa das Confederações e a sensação de que o governo investiu demais em coisas não-essenciais. O sentimento que o governo ficou preso demais em barganhas internas, nesse toma lá dá cá entre Executivo e Congresso para aprovar qualquer coisa. E as agendas brasileiras ficaram totralmente paradas. E a sociedade brasileira ficou profundamente incomodada com isso. As pessoas estão cansadas do "mais do mesmo" e querem agendas maiores e mais significativas para o país. E isso está sendo extravasado para as redes sociais.
BBC Brasil - Consta que dentro do governo se comentou que houve uma falha da Abin (a Agência Brasileira de Inteligência) pela não-antecipação dos protestos, e que, para saber de antemão que manifestações aconteceriam, bastaria ter acompanhado a movimentação no Facebook e no Twitter. Não seria esse um sinal de que o mundo é "digital", mas o governo ainda é "analógico"?
"Houve sim falha do governo em identificar essas frustrações. O governo ainda é 1.0. A sociedade brasileira é 3.0. Era 2.0, mas depois das manifestações, ela subiu para 3.0 porque se misturou a rua com a rede. "
RL - A rede gerou um outro canal de expressão democrática, onde se expressam demandas, visões, agendas para o país. O problema é que o canal está lá, mas é totalmente ignorado pelo sistema político. O poder público age como se essas demandas que surgem na internet não fazem parte da agenda, mas as demandas extravasadas pela internet são demandas reais, fundamentadas no descontetamento de cidadãos. O poder público age como se a internet fosse um mundo à parte, que só o que aparece na mídia (tradicional) é que tem relevândia. A internet seria perfumaria, algo acessório. Mas as manifestações mostraram o contrário, inclusive por cartazes com dizeres como ''Saímos do Facebook". Os protestos mostraram que as agendas que estão na internet são agendas legítimas, que deveriam influenciar o Congresso e o Executivo, da mesma forma que a mídia exerce influência sobre pautas de políticas públicas. Houve sim falha do governo em identificar essas frustrações. O governo ainda é 1.0. A sociedade brasileira é 3.0. Era 2.0, mas depois das manifestações, ela subiu para 3.0 porque se misturou a rua com a rede. E o recado que a gente está discutindo é que o que se passa no online precisa ser levado a sério.
BBC Brasil - Qual deverá ser o papel das redes sociais daqui para frente à luz desse movimento?
RL - Está havendo uma megarreflexão, as pessoas estão debatendo. Há uma grande produção de informações. Há um debate que não tem como não ser construtivo, mas é muitas vezes doloroso. Muitos estão preocupados - e é uma preocupação totalmente legítima - com a energia que está nas ruas e com quais serão os próximos passos desse movimento. Há uma grande oportunidade para o governo entrar nesse diálogo. Mas governo e sociedade estão divorciados nesse momento. O governo está vivendo num planeta e a sociedade, em outro. Do governo se espera uma agenda positiva que incluiria desde a reforma política, passando pela PEC 37, a lei partidária, até o marco civil da internet, até para reforçar a proteção e a liberdade dos usuários. O Brasil vem atravessando um regime de crescente vigilantismo na net, com resoluções da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que não passam pelo Congresso.












http://blogs.estadao.com.br/estadao-urgente/protestos-ocorrem-em-75-cidades-e-terao-seguranca-reforcada/http://blogs.estadao.com.br/estadao-urgente/protestos-ocorrem-em-75-cidades-e-terao-seguranca-reforcada/ 

56 comentários:

Augusto ramos disse...

A revolução francesa a queda da Bastilha um dos maiores movimentos sociais, comparado aos movimentos do mundo atual, o que da para comparar são as crises manifestações de vários grupos de pessoas, como os jacobinos na revolução francesa, no Brasil a fase do terror seria as pessoas que vão para as manifestações SO para baderna trazer mas prejuízo ainda para a população gerando guerra e não o que as pessoas que estão la com o objetivo de realmente de fazer uma diferença uma revolução política.
Se um dia chegaremos em um tempo que não existira corrupção não sei mas o Brasil continuara a lutar pelas nossas dignidade.
Respeitosamente.
Augusto Ramos G.

Melinda disse...

Com esses conflitos que estão acontecendo atualmente- onde o povo brasileiro esta enfim enxergando que tem direito - me faz lembrar de outros conflitos com motivos semelhantes,bem oque mais se parece neste caso é a Revolução Francesa.
Só que no nosso caso,que eu saiba, ninguém matou nenhum politico ou 'governante'...
Mas nos outros casos podemos ver que como lá França/Europa nós começamos a ver e revogar nossos direitos que pertencem a nós e não aqueles que os tem o dever de fazer o melhor para conosco e não somente para eles.
Vejo agora que o pais esta tendo um chance de melhorar nossa estrutura e mudar a opinião dos que estão ao nosso redor- pois muitos pensam que somos inferiores - e como os jacobinos devemos continuar lutando, mas pacifista e não como brutamontes devoradores e inracionais, mas como gente sivilizada que quer respeito e seus reais direitos de cidadão.

Vanessa da Silva Sousa 2°C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Revolução Francesa e os Protestos no Brasil, o que há em comum?
‘’(...) E percebi que meu castelo estava erguido sobre pilares de sal e pilares de areia (...)’’. Este é um trecho da música Viva La Vida, da banda Londrina, Coldplay; e esta pequena frase consegue transmitir como os políticos do Brasil construíram seu governo, assim como Luís XVI há duzentos anos na Revolução Francesa. Em 1789 finalizou-se uma longa crise do Antigo Regime, porém, antes de terminar esta hierarquia social, os franceses (o terceiro estado) tiveram que sair às ruas e lutar pelos seus direitos. E em 17 de junho de 2013 iniciaram-se as manifestações no Brasil, aonde o estopim foi o aumento da passagem em diversas localidades do país. Embora não pareça, ambos os assuntos se entrelaçam de forma social, econômica e politica, pois, basicamente os motivos que levaram a crise na França, foram muito parecidos ao que levou os brasileiros contestar desde o aumento das passagens até a indignação de pagar impostos e não ver investimentos no país. Nas questões sociais a Revolução Francesa assemelha-se as Manifestações porque passaram a questionar os privilégios que favoreciam a nobreza e o clero, ou seja, assim como os brasileiros os franceses ficaram cansados de ver o poder centralizado na mão de poucos e que favorecia apenas a uma ‘’camada’’ da sociedade. Nas questões econômicas, as causas foram ao déficit público, aonde o governo gastava mais do que arrecadava, além da má administração dos privilégios, dos cleros e da nobreza, entretanto, no Brasil não tenhamos nem clero e nem nobreza, assemelha-se no contexto do congresso e do executivo terem muito dinheiro e não saberem implantar, gastando assim grande parte do dinheiro público em ‘’balões de água furado’’. Mas á outro fator muito semelhante entre estas duas revoluções, a politica, pois, na França absolutista o Poder Legislativo pertencia ao rei. Fonte de todos os poderes do estado, embora, tenhamos uma presidente, que sinceramente não considero uma rainha, mas se ela quisesse determinaria todo o ‘’poder’’ de mudar as bases desse governo sujo e ultrapassado, revolucionando junto com os manifestantes; mas queria dar um conselho á Dilma (além de querer dar uma maquiagem para ela se arrumar) que ela observe mais as redes sociais porque se ela olhar por essa janela irá ver quanta gente tem sugestões a dar e como o movimento ‘’online’’ foi à porta de entrada para milhares de pessoas que cansaram de aguentar tudo calado, cantarem alto e bom som o verdadeiro hino nacional. Não importa se tem congestionamento, se haverá barulho, bombas, guerra, cartazes, pessoas, se terá protocolos da Copa para cumprir, se o Pelé ficar ‘’revoltadinho’’ porque não assistiu ao final da Copa das confederações, se á fascistas, esquerdas e direitas, se houver a fase do Terror, podendo até existir baderneiros para confundir aqueles que não têm opinião. O que importa é que muita gente esta sendo presa por porta vinagre pra se defender dos gases lacrimogênios. Pessoas que não calam a voz por isso, lutando para banir PEC 37 e não deixar mais CPIs virarem pizza, as manifestações estão no mundo, cada um buscando a melhor forma de fazer á velha ‘’bastilha’’ se desestruturar e cair novamente e assim levar vários ‘’Sérgios Cabrais’’ junto.
Tanmires Aranchas 2 Ano C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Manifestações são necessárias para a construção da vida política de um povo. As manifestações políticas no Brasil desprezam a participação dos partidos políticos, uma vez que estes estão diretamente envolvidos na maior parte dos escândalos que gera manifestação pública.
Na verdade no Brasil o comportamento das elites ( PT inclusive) ainda é o modelo do “antigo regime”… Por aqui nunca passamos por movimentos libertários…Já a França arrochou o povo o quanto pode até estourar a violenta revolução….Por aqui a igualdade é só retórica.. na Prática, o estado é o dono do país e o patrão do povo…. Para os funcionários publicos, aposentadorias integrais de até muitas dezenas de milhares de reais.. para o vulgo, INSS aos 65…Os privilégios de quem está dentro do estado são muitos e poucos conhecidos pelo povo…O gasto publico oneroso é estimado em 500 bilhões anuais…Os politicos que esperem… a revolução burguesa no Brasil ainda não aconteceu…Vejam a arrogancia dos juizes, dos politicos e dos mandantes do executivo….Os tres poderes se conluiam para usufruir do dinheiro do estado e dão aos pobres as migalhas que caem da farta mesa deles…O empreguismo é 10 vezes pior que a corrupção….Moro numa cidade de oito mil hab. tem pelo duzentos funcionários na prefeitura que nada fazem e falta lixeiro para recolher o lixo…É como o Alkmim disse : se o povo soubesse o quanto é roubado, ia faltar guilhotina !!!!!! Marcos Dos Santos Pereira (2 Ano A)

Unknown disse...

O Brasil foi varrido de Norte a Sul por manifestações que pegaram todos de surpresa. As principais capitais brasileiras viraram palco de protestos que tomaram conta das ruas.
Grandes transformações sociais, culturais e políticas ocorridas em diversos países e em diferentes épocas tiveram início a partir de pequenos gestos, algumas dessas mudanças surgiram de reivindicações simples, mas que contemplam todo um grupo social, um bom exemplo foi a Revolução Francesa, em 1789, que com as palavras de ordem de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, proporcionou a queda do absolutismo.
Apesar das semelhaças as manifestações são de épocas, diferentes de pessoas diferentes, com razões e interesses distintos, sem contar que não ouve mortes marcantes como na França.
No Brasil tudo que o povo quer são seus direitos de forma digna.

Italo Ferreira M... 2 Ano(A)

Unknown disse...

Bem, a revolução francesa ela foi um período de intensa agitação politica e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu.
Já nas manifestações no Brasil foi praticamente a mesma coisa: No Brasil são várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público. Os dois praticamente sofreram as mesmas coisas só que na França a sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sob um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país.
E no brasil foi as manifestações que ganharam forte apoio popular depois da repressão violenta e desproporcional que foi promovida pelas policiais militares estaduais contra as passeatas. E resumindo os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional.

Unknown disse...

2°B

Unknown disse...

A revolução francesa foi um grande acontecimento na época de 1779 mais como compara com as atualidades que vem acontecendo no Brasil, ou seja, as manifestações? Simplesmente pelo fator de que as pessoas foram às ruas em busca de seus direitos. Bom como naquele tempo ninguém foi em frente sem um planejamento, mais com uma organização que começa pelos grupos de pessoas que desejam uma revolução nas qualidades de vida que naquele tempo se consistia em altos impostos, e que e algo predominante aqui no Brasil por ser um imposto tão alto deveria ser exemplo para os outros países em sua infraestrutura, ou seja, nos transportes publico melhorias na educação, na saúde.
Mais e algo que não vem acontecendo, e que faz com que as pessoas usam o termo “o gigante acordou” e de que já basta de tanta corrupção, em que agora segundo as leis não estamos mais na ditadura militar em que ninguém tinha direito de se expressar mais agora e uma época que a população tem voz tanto que depois de tantos protestos algumas coisas foram mudadas a questão da diminuição da passagem de transporte publica em algumas regiões do Brasil. Mais ainda falta muito.
A queda de um rei para os dias de hoje como foi na revolução francesa, e como se fosse um abalo na estrutura Brasileira demostrando para os governantes que ainda a muito a mudar. Mais algo que e gratificante e que hoje a algo diferente da revolução francesa que não á mais a faze do terro a época da guilhotina em que muitas pessoas que lutavam pelos seus direito morriam como exemplo as mulheres que não tinham muita voz naquele tempo. Mais devido a grandes mudanças agora a mulher tem vez e pode ocupar qualquer cargo.
Podemos dizer então que o Brasil esta passando por mudanças com toda a sua população, e que como já sabemos muitas vidas são sacrificadas para que estas mudanças venham a acontecer “pois aonde vai a justiça a morte vai junto”.
Em que a meias mudanças e com a queda da partilha que significou muito para revolução francesa seja o mesmo que a queda da corrupção desenfreada em que o Brasil passar. Mais que em meio a passeatas consideremos que ainda estamos longe, das conquistas que esperamos mais que levemos em conta que não e só você que quer estas mudanças mais milhares de pessoas.

Ana Cecilia Dias Farias
2 ano A

Unknown disse...

*Revolução Francesa e as Manifestações no Brasil!
Pois foi na revolução francesa com O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" que surgiu os direitos sociais e a preocupação com a proteção dos direitos sociais,Vivemos em um país tomado pela desigualdade social, corrupção entre outros problemas: falta de saneamento básico, saúde precária, educação de má qualidade, hospitais precisando urgentemente de melhorias. Quantas pessoas morrem por falta de leito medico? Morreram por falta de atendimento medico? Por falta de remédios? Será que o Brasil precisa continuar assim, Obviamente não! Do tipo que as revoluções do século XXI nos têm apresentado, não era um democrata mas sim um devoto do constitucionalismo, um Estado secular com liberdades civis e garantias para a empresa privada e um governo de contribuintes e proprietários. Não é de hoje que jovens e adultos se organizam entre si para ir às ruas reivindicarem seus direitos como cidadãos brasileiros, fazendo manifestações, 100 mil pessoas como foi o caso de São Paulo, essas manifestações foram se alastrando pelo país. Essas manifestações tiveram pontos negativos, a revolta de alguns grupos que saquearam lojas quebrou agências bancárias e picharam e derrubaram centros históricos que foram feitos para contar de uma forma abrangente a história de nosso país, dando prejuízo para muitos. Assim ocorrido com uma das mais IM PORTANTES REVOLUÇÕES que o mundo jamais viu deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da liberdade , O final do século XVIII, como vimos, foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos, e suas últimas décadas foram cheias de agitações políticas, às vezes chegando a ponto da revolta, e de movimentos coloniais em busca de autonomia, A Revolução Francesa é assim a revolução do seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. lutaram por uma exploração eficiente da terra, por um comércio e uma empresa livres, por uma administração eficiente e padronizada de um único território nacional homogêneo, Era portanto natural que os nobres usassem seu bem principal, os privilégios reconhecidos. A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado no sentido moderno nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Nem mesmo chegou a ter líderes . E assim como esta acontecendo hoje no Brasil, manifestações pelos seus direitos e por um Brasil melhor!

Aluna : Gyselle Soares Meireles
Turma : 2°B

Unknown disse...

A revolução francesa teve um grave nível de insatisfação popular tão grande que teve manifestações, com o objetivo de ter seus direitos com uma qualidade de vida e de trabalho melhor, o lema dos revolucionários era LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. Era como seus objetivos principais deles na Revolução Francesa.
Em comparação com a Revolução Francesa as manifestações no Brasil foram até “PACÍFICAS”, pois na França aconteceram várias mortes marcantes. Já no Brasil as manifestações eram marcadas por confrontes entre manifestantes, e autoridades, gerando assim muita confusão e vandalismo.
Chegando a conclusão de tudo que tudo que os povos brasileiros e franceses queriam era apenas seus direitos de forma digna e honesta.

ALUNO: JONAS DE BRITO 2” ANO “C”

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Revolução Francesa foi marcada de muitos conflitos, sendo eles desentendimentos entre a sociedade e os governantes, sendo o CLERO e a BURGUESIA os governos principais do antigo regime. Na causa desse conflito grande parte da NOBREZA deixou a França, e a família real foi capturada enquanto tentava fugir, contudo isso, o CLERO o maior governo não saiu impune, sendo que os bens da igreja foram confiscados durante a Revolução. O principal objetivo dessa Revolução foi acabar com a miséria onde os trabalhadores e camponeses desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho, sendo o seu principal tema (...) “LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE”.
O Brasil foi palco inesperado de conflito, sendo que a população contestava sobre o aumento nas tarifas de transporte público e uma nova reforma política. Com base nisso, essa manifestação não foi feita ou elaborada com atos pacíficos e sim com muito vandalismo e atos que irão ficar marcados desde o seu início até às demais gerações.
Fazendo uma auto-comparação desses dois temas, ambos idealizam manifestações que até os tempos finais marcarão épocas.
João Pedro Rodrigues 2°C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Revolução Francesa tornou-se tão significativa,que os historiadores diziam que era a passagem da Idade Moderna para a Idade Comtemporânea.A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza naquela epoca a situaçao era tao grave que a queda da bastilha se tornou o primeiiro alvo dos revolucionarios... O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade "e comparando essa situação com os casos atuais ocorridos no brasil, venho a perceber que estamos nessa mesma situaçao pois enfim o povo brasileiro despertou o seu 'gigante' e estamos indo em busca de melhorias e pouco a pouco vamos conseguir um brasil melhor para que no futuro nosos filhos possam ter uma sociedade melhor com direitos iguais , e sem preconceitos ...
manuelly correa oliveira turma:2b manha

Unknown disse...

Pra mim o que tem em comum entre a revolução francesa e as manifestações ocorridas no Brasil atualmente, é que ambos procuram reinvidicações de seus direitos.
Um dos principais motivos da revolução francesa era o terceiro estado pagar absurdamente impostos, em vista do primeiro e do segundo estado que poucos impostos pagavam, o primeiro estado era composto pelo clero, o segundo estado pela nobreza, e o terceiro estado era a burguesia, chamadas populares.
No caso do brasil, as manifestações ocorreram depois de muitos anos de braços cruzados fingidos não ver o grande problema que o Brasil tem que é a corrupção, e tambem por não saber fazer bem a distribuição do dinheiro nos estados do Brasil. E, as manifestações são um meio de conseguirmos passe livre, menos impostos, menos corrupção dentre outros. Demonstrando que não somos um povo tão passivo assim como pensão.
Aluno: Dhemison Costa da Silva
Turma: 2°B

Unknown disse...

A revolução francesa , grande acontecimento de 1779, comparado com as manifestações atuais, nos fazem pensar como ambas são parecidas, o primeiro alvo dos revolucionários foi a queda da bastilha, mas não foi apenas por isso, como aqui no Brasil não foi apenas pelos 0,20 centavos da tarifa de ônibus. A situação social da frança naquela época era tão grave que o povo foi às ruas com o objetivo de arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI, aqui no Brasil o povo também foi às ruas por melhorias na saúde, na educação e etc. o povo já está cansado de tanta corrupção, estamos cansados de sustentar os políticos com nosso dinheiro, nossos impostos altíssimos, assim como os revolucionários naquela época já estavam fartos de sustentar o Primeiro e o Segundo Estado. Chego à conclusão de que assim como os burgueses, camponeses sem terra e os ‘’sans-cullotes’’ que sob a luz do pensamento iluminista foram atrás de seus direitos, os brasileiros também vêm dando um grande passso e se questionando sobre a política brasileira.
Marta Costa Sena, 2 ano B.

Unknown disse...

Na minha opniao nosso pais e uma vergonha .pois os politicos gastam muito dinheiro com coisas nao ultens para a populacao e o que e ultil eles nao fazem nada.muitas pessos ficam sofrendo eu achei muito importante as manifestacoes porque e uma das maneirar de perceber que o brasil finalmente acordou.
Dorivan ferreira 2'A

brendo disse...

as manisfestações e a revolução francesa tem pontos em comuns com a revolução e o descontentamento do povo. Os revolucionários franceses, sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, levaram os ideais iluministas às ultimas conseqüências. Procuraram instituir um estado caracterizado por maior participação política da população e pela diminuição das desigualdades sociais. Inauguraram assim um estado que tinha em sua base o "povo" e o direito da "cidadania".
- as manifestações ocorridas no Brasil tinha o povo lutando pelo seu direito e revolução francesas o mesmo mas com algumas diferenças uma delas e a manifestação pacifica
que o correu no brasil e na frança não.
a politica também e a maior parte nessa briga com tanta corrupção, dinheiro jogado fora ,o povo demorou muito pra ver o que estava acontecendo com nosso pais e que temos direitos e vamos corre atrás .
a revolução francesa tem os imposto pago pelo povo e desigualdade social a crise econômica a politica entre vários outros fatores .
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia .
RESUMINDO
O POVO ESTAVA INSATISFEITO COM O QUE TAVA OCORRENDO NO PAIS E FORAM A RUA PROTESTA PELOS SEUS DIREITOS
E SÓ PARARAM QUANDO CONSEGUIRAM MUDAR O QUE ESTAVA RUIM ,E OS PROTESTOS E A REVOLUÇÃO MUDARAM O JEITO DE PENSA E AGIR E QUE PODEMOS MUDAR O QUE ACHAMOS INJUSTO.

Brenda soares 2anoB

Unknown disse...

As manifestacoes que ocorreram aqui no nosso pais foi muito importante e uma maneira de fazer os politicos acordarem para a realidade do Brasil pois pessoas morrem nos hospitais por falta de leitos e atendimento medico,e as pessoas estao apenas lutando pelos seus direitos.o nosso brasil e rico mais os politicos nao sabem aproveitar as coisas boas do pais.
Adriana santos 2'A

Unknown disse...

MARIA APARECIDA
As manifestacoes tem em comum com a revolucao francesa, é q as pessoas se reunem em sua cidade para irt atras dos seus direitos.As manifestacoes tem q acontecer para que os prefeitos se toquem dos direhjtos do povo, agente vota em prefeitos para ver melhoria mas nada diso acontece, eles so prometem melhorias e nao fazem nada. entao ta apoiada as manifestacoes pelos nossos direitos.
MARIA APARECIDA FEITOSA 2 ANO A

E. E. E. M. Marluce Massariol disse...

ATENÇÃO ALUNOS... JÁ FIZ A LEITURA DOS COMENTÁRIOS POSTADOS ATÉ DIA 18/08 E AGUARDO MAIS COMENTÁRIOS COM MAIS ARGUMENTOS, LEMBREM-SE VOCÊS ESTÃO NO ENSINO MÉDIO!!!

Unknown disse...

Bom, a Revolução Francesa e as manifestações que estão acontecendo no Brasil tem tudo a ver... Os revolucionários do terceiro estado lutavam contra os impostos que pagavam que eram altíssimos, e já o primeiro e o segundo estado não pagavam quase nada. Que por sinal esse dinheiro dos impostos eram para aumentar o luxo do clero.
Já aqui no Brasil as manifestações estão acontecendo não só pelo aumento de 0,20 centavos na tarifa de ônibus, e sim pelas péssimas condições de saúde e educação. Pessoas estão morrendo sem atendimento medico e crianças e adolescentes sem estudo. Estava parecendo que o Brasil estava de olhos fechados para tudo isso que estava acontecendo, e que agora acordou. Os revolucionários tinham o lema de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", nós brasileiros também estamos usando esse lema, já que aqui os direitos não são iguais, assim como na Revolução Francesa.

Dalila Steffany da Silva Philippsen
2ºB

Unknown disse...

" As manifestações no Brasil & Revolução Francesa" Dois acontecimentos em busca de qualidade de vida ...
Em 1789,iniciou a revolução Francesa,em busca de melhorias para os estados menos favoráveis,a procura de uma vida de qualidade e participativa com todos,sem indiferença social para que todas as classes participarem de tudo de uma forma igual em todos os âmbitos cultural,político,social.
Nos últimos dias,nosso país tem sido palco de manifestações,onde as pessoas vão as ruas reivindicar seus direitos,em busca de melhorias na saúde,educação,saneamento básico,transporte público etc...
Um dos principais fatores das manifestações foram o aumento das passagens e as construções de estádios de futebol, enquanto a saúde e a educação pública estão em uma calamidade terrível.
"MANIFESTAÇÕES NO BRASIL & REVOLUÇÃO FRANCESA" enfim conflitos que envolveram milhares de pessoas com um único objetivo de uma vida digna de boa qualidade.
RENATA RODRIGUES
2 ANO "A"

Nina Oliveira disse...

Nina Oliveira 2º ano “B”

Manifestações, atos que vem acontecendo desde o inicio do século XVIII, com a revolução francesa. Em que o povo foi às ruas com objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia governada pelo rei, pois no antigo regime politico só o rei governava com poderes absolutos, controlando a economia a justiça, a politica e até mesmo a religião dos súditos, trabalhadores não podiam votar nem mesmo dar suas opiniões na forma de governo, mais depois da revolução tudo começou a mudar, o povo ganhou mais autonomia e seus direitos passaram a ser respeitados.
No Brasil aconteceu recentemente a mesma coisa, as pessoas saíram as ruas para reivindicar seus direitos e acrescentando reclamações do empobrecimento da qualidade dos serviços públicos gerando grandes repercussões nacionais e internacionais.
Desta forma o povo esta tomando consciências do seu verdadeiro papel na sociedade.

Kevin ViniciuS disse...

O que a Revolução Francesa em em comum com os protestos no Brasil?
Começando a falar sobre a rev. Francesa, onde houve muitas mortes, já no Brasil houve poucas mortes. Na rev. as mortes foram executadas por superiores por quem defendia o direito da coroa que estavam seguindo as ordens, já no Brasil quase não houve mortes, e o (s)que morreram foram morto(s) pela propria população que não se uniram a eles no protesto.
Na França quem estava na rev. eram os integrantes do 3º estado, os que estavam perdendo com as decisões, porém no Brasil que estava nas ruas eram de todas as classes socias.
Bem, na minha opnião a rev. Francesa foi bem diferente que os protestos no Brasil, não só pelo tempo, não só pelos motivos e não só pela forma, mas porque quem organizou o primeiro protesto não foi por causa da rev. Francesa mas pela indignação do povo, na rev. o povo foi contra as normas a elas dadas e no Brasil o povo queria a voz e a vez.
E o Brasil mostrou que sabem defender suas opniões que nos também podemos escolher, porque os superiores nos contam como apenas estatistica como números, mas mostramos que essas estatiticas tem poder de escolha, que esses números não aceitam tudo.
O GIGANTE ACORDOU!!!

Kevin ViniciuS ( 2º ano " A " )

Unknown disse...

Revolução Francesa... Um povo, sobre a repressão de UM governante, incapaz; Manifestações Brasileiras... Um povo, sobre a repressão de UMA governanta, incapaz. As diferenças são pouquíssimas! De um lado a população que sofre de desigualdade social e econômica e politica, e do outro um "alguém" que se diz o defensor do povo. Na França absolutista o Poder Legislativo pertencia ao rei. Fonte de todos os poderes do estado, embora, tenhamos uma presidente, que sinceramente não considero uma rainha, mas se ela quisesse determinaria todo o ‘’poder’’ de mudar as bases desse governo sujo e ultrapassado, revolucionando junto com os manifestantes, que não lutam apenas pelos 0,20 centavos a mais na passagem, mais para a melhoria nas ruas, na saúde, na economia, na infraestrutura do pais. Tanto franceses como brasileiro, lutam pela LIBERDADE! Liberdade de expressão, liberdade de saúde decente , liberdade politico, liberdade econômica. Lutam, para alcançar a liberdade de ser reconhecido como pessoa não importa a classe social .Lutam pela vontade de VIVER!Lutam para VIVER!
Mostrando assim que desistir não é uma opção mais alcançar os seus direitos como cidadãos.
Ketleen Monique Barbosa 2°B

Unknown disse...

[...}Revolução francesa um grande e forte exemplo de mudança[...]
Revolução só pode ser feita com queda de símbolos,na França com a queda da bastilha e com a quebra do poder absolutista monárquico.No Brasil no final da década de 80 com o inicio da década de 90,manifestantes foram as ruas pedindo por melhorias,com o movimento caras pintadas conseguiram quebra o poder ‘’opressor’’ e tirar o então presidente Fernando Collor.
Se melhorias foram feitas, elas não podem ser ‘’enxergadas a olho nu’’.Com impostos altos, corrupção, obras que não saem do papel, a população nos tempos de hoje decidiram enfim recuperar o verdadeiro significado da palavra cidadão mostrando que o maior poder político é o povo. E é lutando nas ruas por melhorias que o Brasil decidiu agir saindo do seu estado de coma, e cobrar o que é seu por direito (saúde,educação de qualidade). ‘’O Brasil conseguiu chamar a atenção mundial’’ por meio de manifestações sadias, houve é claro baderneiros que se aproveitaram da situação, mas isso não conseguiu apagar o brilho e nem calar a voz de uma nação que pede por justiça.
Não, não foram apenas R$0,20 centavos no aumento da tarifa da passagem, isso foi apenas a gota d’água para o copo transbordar e mostrar para o mundo os problemas que são ocultados pela mídia manipuladora (a mídia obtem grande influencia na sociedade pois pode criar ou distorcer fatos) e ocultados pelo governo sujo, que mostra apenas o ‘’lado do país tropical’’ e não mostram o lado do país ‘’sem ordem e sem progresso’’.Do mesmo modo que alguém descreveu a bastilha [...]Bonita por ora por dentro NÃO[...].O Brasil decidiu fazer mudança não só para essa geração como também para a futura, e daqui pouco tempo poder dizer ‘’eu participei da revolução dos R$0,20 centavos’’. Karinna Dâmarys 2b

Unknown disse...

Oque a revolução francesa tem em comum com as revoltas no brasil?

Como já sabemos a revolução francesa foi marcada pela revolta dos cidadãos que não aquentavam mais o regime absolutista, a burguesia passou a ter voz ativa na política e discutiam os privilégios da nobreza. Na revolução francesa percebemos que as pessoas já estavam fartas não só do fato de que o rei tinha seu poder abe soluto mas, também por vários motivos, exemplo disso e que eles eram os únicos a pagar impostos, etc...
Aqui no Brasil não e muito diferente pois o povo já aquentava do governo vários descasos, na educação, saúde, autos impostos que são pacos pela população e quase não se vê o retorno. E por fim o aumento das tarifas de ônibus em algumas cidades, isso para o povo foi a gota d'água pois não aquentavam mais tantos descasos. Com essas revoltas servil de exemplo para outras cidades de nosso país q assim como nas cidades grandes vinham sofrendo.

Miqueias Souza da Silva (2ºB)

Unknown disse...

Manifestações no Brasil e Reprodução Francesa é a mesma história?

Esta pergunta é bem prática de se responder, alíais, podemos rever uma história que se passou épocas atrás e está ressucitando atualmente. A revolução francesa foi uma época de rebeliões e mortes, onde a sociedade estava apenas em busca de direitos, querendo melhoras para o país e para a vida de todos; o interessante é que nos dias de hoje vem acontecendo a mesma busca no Brasil, mas de forma diferente, com manifestações pacíficas e protestos nas ruas. É uma pena que nem todos na sociedade aproveitam as coisas de forma honesta, e acabam destruindo vidas inocentes, que é o caso das mortes acontecidas nas manifestações.
Outro ponto forte à se comentar, é a mudança de recursos daquela época para atualmente, pois nos dias de hoje a comunicação está mais evoluída com a internet, televisão, telefone, etc. que contribuiram muito para que estes protestos acontecessem. Assim, naquele século não teve uma organização para aquelas pessoas agirem pacíficamente e resultou em uma justiça com as próprias mãos. O pior é que o governo tinha uma hierárquia, onde a população não tinha voz, e atualmente agente tem, e só agora que estamos correndo atrás de algo melhor.
É uma boa oportunidade para se existir uma mudança no governo brasileiro, portanto, mesmo com a população tendo poder nos dias de hoje, ainda se falta muita coisa de melhor em nosso país.
Contudo, os protestos do Brasil e a Revolução Francesa são fatos que marcaram a sociedade para se existir um mundo, onde pessoas possam ter seus direitos conquistados.

ass. Jéssyca Gabrielle - 2ºano A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...


Revolução Francesa – Modelo para as manifestações no Brasil da atualidade

A França do século XVIII seguia uma política mercantilista, que privilegiava o comércio externo da produção manufatureira, à medida que as cidades francesas cresciam e os negócios urbanos prosperavam a burguesia passava a desempenhar um papel importante na economia francesa. Entretanto a nobreza e o clero - grupos especiais na sociedade da época – impediam que a burguesia participasse dos privilégios que esses grupos desfrutavam. O que levou a burguesia a requer também os mesmos privilégios aos quais o clero e a nobreza usufruíam.
No Brasil do século XXI, mas em contextos diferentes da revolução da França do século XVIII, o povo brasileiro rompe os laços da indignação que os impediam de requerer seus direitos legítimos, sai às ruas em manifestações de repúdio ao descaso do poder público com a população brasileira, a imensa maioria que vive com a falta de necessidades básicas como saúde e educação.
O povo brasileiro diariamente toma conhecimento de desvio de verbas públicas, de políticos corruptos que nunca são punidos pelos seus atos criminosos. Assim sendo o povo consciente de que também merece ter seus direitos respeitados toma a linha de frente nas manifestações em busca de seusdireitos, com ampla participação da sociedade brasileira. Enquanto que na França os revolucionários opunham-se principalmente ao absolutismo monárquico e aos privilégios da nobreza e do clero.
As manifestações brasileiras requerem a dignidade do povo brasileiro, que tem que esperar meses por uma consulta médica, aguardar horas a fio pela mesma consulta conseguida a duras penas, na esperança de que haja médico na unidade de saúde, ou enfrentar as diversidades climáticas nas longas filas no aguardo para matricular o filho em uma escola pública.
Recuperar a decência e o orgulho de poder dizer novamente que somos brasileiros, tendo acesso a todas as necessidades de que as pessoas necessitam para viver, ter a consciência de que o Brasil melhorou o tratamento a seu povo, através de sua voz, que saiu a campo solicitando justiça. Pois ser ouvido é um direito e não um favor a ser concedido.
Bibliografia

BRAICK, Patrícia Ramos - História: das cavernas ao terceiro milênio/ Patrícia Ramos Braick, Myriam Becho Mota - 2ª edição – São Paulo: Moderna, 2006.

Yramar Almeida 2 ano C

Unknown disse...

A Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais importantes da historia contemporânea, e também foi um movimento social politico contra o antigo governo. Bem, a Revolução Francesa vem sendo comparado com as manifestações que estão ocorrendo no Brasil, porque as manifestações foi um modo que a população encontrou para se expressar e defender seus direitos, que por meios corruptos não estão sendo reconhecidos e nem compensados. O Brasil e um dos países mais desenvolvidos, porem um dos mais corruptos, tem falta de recursos para os cidadãos, saneamento, saúde, transporte, educação. Pessoas que não tem uma boa situação financeira, entre a vida e a morte esperando em corredores de hospitais pra serem atendidos. E uma falta de respeito com as pessoas, tudo isso influencia em uma sociedade melhor, e com isso a revolução francesa tem muito em comum com essas manifestações. Bem, a revolução francesa tem um ocorrido muito importante que foi a "Queda da Bastilha", ate hoje de certa forma serve muito de inspiração para as pessoas defenderam nossa sociedade.

Camila da Silva Belfort
2ºB

Unknown disse...

a revolução francesa foi um movimento onde o povo da frança revoltou-se com o meio absolutista de ditas as regras, a gota d'água foi quando o rei não conseguia mais pagar as comidas e os luxos que ele vinha mantendo e que de forma direta acabou sobrando para o povo que teve que pagar impostos mais altos para continuar pagando a mordomias do rei, com tudo isso acontecendo o povo iniciou uma revolta para conseguir seus direitos. As revoltas acontecendo no brasil acontece por que os políticos abusam do poder e querem roubar e usar o dinheiro para basicamente impressionar os outros países pois investem em estádios escandalosos para que os turistas que visitarem o brasil vejam somente o lado bom que o governo esta investindo para dar um retoque no que ha de ruim, as revoltas no brasil não buscam somente a diminuição das passagens buscam acabar com tudo que ha de errado no brasil e claro que isso não e possível pois não tem como um pais ser perfeito mais ha como melhorar. a revolução francesa e as revoltas que estão acontecendo no brasil tem haver pois ambas as revoltas aconteceram com a insatisfação do povo com os meios de governos e queriam seus direitos.

Pablo Vinicius p. Feitosa 2º ano c

Unknown disse...

A revoluçao francesa aconteceu em 1789, e foi um dos maiores atos revolucionarios da França. Onde milhoes de pessoas foram protestar a queda da bastilha e tentaram tomar do governo a monarquia comandada pelo rei, e no brasil não foi diferente, a tarifa de 0,20 centavos nos transposte publico foi apenas um argumento para questionar sobre a saude, segurança publica, educação entre outros.
Os franceses queriam tomar do governo a monarquia comandado pelo rei, e os brasileiros foram as ruas para reenvidica sobre a PEC 37.
Os manifestantes usaram o termo “ O gigante acordou “ para questionar sobre a corrupção, a melhoria em hospitais entre outros, assim como eles todos nos precisamos de saude, boa alimentaçao etc ...

Aluna: Monica Rodrigues 2°A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Revolução Francesa x Manifestações 2013."
A Revolução Francesa foi um movimento inspirado na insatisfação do povo pela distribuição desigual feita entre os três estados, os impostos mais altos eram aos povos mais pobres beneficiando assim a Nobreza e o Clero ;Esse movimento se identifica em muitas características se não em todas com as manifestações que vem acontecendo atualmente e com uma certa frequência pois a mesma vem reivindicam os altos impostos, as condições precárias de saúde e educação e uma vida digna não só com deveres mais com direitos iguais.
“LIBERDADE” esse é a palavra chave que se identifica com esses dois grandes acontecimentos, liberdade de expressão ,para acordar e grita a insatisfação unânime entre o povo que sofre diariamente ,povo que estava num sono profundo ,e que já não aguentando mais acorda do pesadelo e decide “por a boca no mundo” como dizem por aí. Corajosos, destemidos, ousados ,guerreiros ,esses sim são os verdadeiros cidadãos da Pátria amada ,idolatrada; Pátria que esta sendo maquiada aos outros países como Tropical dono de imensas belezas naturais e realmente temos tudo isso só que o que precisamos não é de uma imagem perfeita feita pela mídia e sim uma vida com dignidade para que se tenha a certeza que o Brasil é :
“Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza[...]”
Como os Franceses de 1779, nós brasileiros de hoje, queremos acabar com esse poder que rege o governo e as autoridades máximas a nos manipular com meios termos para maquiar a situação precária do Brasil.
“Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte![...]”
Monyelle Melo 2ªB

Unknown disse...

Revolução francesa um exemplo de mudança na França com a queda da bastilha e com a quebra de poder absolutista.
As desigualdades do ser humano destrói o mundo inteiro,as revolução que acontecendo e de um povo sofrido que esta cansado de ser passado a perna por políticos fagabundos sofridos pela fome que corrói a alma todos acordaram e querem mudanças pelo um Brasil melhor,querem respeito querem uma vida melhor aos seus filhos uma saúde digna, uma educação que preste...Yara Mendes 2 ano C

Unknown disse...

A queda da bastilha, o fim da monarquia absoluta e o antigo regime da França todos esses periodos foram uma grande conquista pelos franceses foi um movimento sociais e politico da história do Ocidente.
Então todos esses protestos que estão acontecendo hoje no Brasil,tem uma relação com a Revolução Francesa, por que esses protestos estão acontecendo por uma boa causa e por que as pessoas não aguenta mais tanta corrupção ,pagamos nossos impostos para que nossa cidade,nosso pais esteja em boas qualidades,eu estou de pleno acordo com todos esses protestos pois e o minimo que possamos fazer pra que nosso pais possa ter uma melhoria na saúde,educação, nos transportes públicos e entres outros coisas que precisam melhorar.
A relação que eles tem e essa de quererem lutar pelo seu pais,já não era hora da população ter uma atitude.
E la no tempo da revolução francesa eles tambem lutarão pelos seus ideais de liberdade,assim como o Brasil esta fazendo hoje. De uma certa forma eles tem uma relação não pelas mesma causas mais,pelo seu pais e seus direitos.
Eu acho tudo o que esta acontece no Brasil hoje e uma coisa absurda e os responsaveis por isso precisam tomar uma atitude se não o Brasil vai acabar em ruinas.
Aluna : Eline costa 2°A

Unknown disse...

A revolução francesa foi uma mudança radical no país. O contexto da França antes da revolução era 80% da economia vinha da pratica agrária, vivia em crise econômica, e o seu regime era a monarquia absolutista, ou seja, o rei comandava tudo dentro do país. A revolução foi desenvolvida a partir dos anos de 1779,onde ocorreu a convocação de uma assembleia dos estados gerais, em que a os burgueses se revoltaram pelo aumento dos impostos e quem sofreria com essa aumento era eles. A burguesia queria derrubar a monarquia. Ate que conseguiram, fazendo assim uma constituição limitando os poderes do rei, chamado de "Declaração dos direitos do homem e do cidadão". Assim os poderes foram divididos em 3 partes, legislativo, executivo e judiciário. O rei então tentou fugir com a revolta da população e tentou fugir e condenado assim á traição da pátria na guilhotina. Entao entre os dois grupos de burgueses jacobinos e girondinos, que ocupou o trono foi um jacobino chamado Robes Pierre, dando inicio a fase do terror.
Da mesma forma são esses protestos que estão acontecendo no Brasil, a população resolveu protestar contra o aumento dos impostos, por exemplo, o aumento da passagem. Esses protestos podem sim ser comparados a Revolução Francesa pois há algumas semelhanças. Onde o povo "grita" por seus direitos e melhorias em seus municípios, estados e país. Temos sim liberdade de expressão para lutarmos por nossos direitos, mas com coerência. Pois, alguns só querem destruir oque já foi conquistado.
Assim como os franceses estamos só lutando pelo que é nosso por direito.
Assim como dizem em algumas frases, "O gigante acordo", de fato estamos acordando pra oque está ao nosso redor.
Pois, a mídia faz uma propaganda do nosso país totalmente errada do que realmente acontece,e já ta mais do que na hora de mostrarmos também quais os defeitos desse país tão
perfeito como mostra a mídia.
Nathalia Rodrigues Pessoa - 2º ano A

gislanytaylla disse...

O Brasil e um pais muito conhecido pelas suas riquezas tanto naturais como minerais, por suas conquistas e pelo seu povo que é considerado ate entao tranquilo e passivo, mais essa e uma realidade que estava para mudar.
no Brasil aconteceram poucas manisfestacoes, a mais conhecida foi o movimento dos caras pintadas que lutaram para tirar o entao presidente da repúlblica fernando Colo. Mais à alguns dias atraz, o Brasil vem presenciando varias manifestacoes, e desta vez nao e so os estudantes, mais varias pessoas que saem as ruas para revindicar seus direitos como cidadao.
Uma realidade um tanto parecida com a revolucao francesa, onde o povo que fazia parte do terceiro estado se revolta contra o primeiro estado e a nobreza no momento em que o pais passava por uma crise, entao com a revolucao varias coisas aconteceram, eles conseguiram limitar o poder do rei e uma coisa muito importante para eles era a declaracao dos direitos do homen e do cidadao. Eles tambem conseguiram deixar um marco na historia.
O povo brasileiro esta correndo atraz dos seus direitos como cidadao que paga seus impostos devidamente e nao ver nenhum restorno. Quem sabe essas manifestacoes que estao acontecendo no brasil e ficando conhecidas no mundo todo, nao vai se tornar um marco na historia do brasil, e quem sab, os nossos netos ouviram falar dessa historia ... A historia que um dia o povo brasileiro resolveu deixar de ser passivo e foi atraz de seus direitos usando como fraze principal: verás que um filho teu nao foge a luta.
Aline Vicente 2° A

erich disse...

A revolução francesa foi um marco na historia de nossa civilização – significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza, o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais e passaram a ser mais respeitados.
A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma à garantia de seu domínio social. A base de uma sociedade burguesa e capitalista foi estabelecida durante a revolução, e a revolução francesa também influenciou com suas ideias iluministas e a independência os estados unidos, e países da América.
Com isso podemos ver que há muito em como com o que esta acontecendo hoje em dia:
O povo brasileiro esta querendo ir atrás de seus direitos e querendo baixa às injustiças que estão passando, e que com todo esse alvoroço que esta acontecendo... Espero que dê algum resultado.

Jaína Pereira da Silva 2º C

Unknown disse...

A revolução francesa foi considerado o marco divisória entre a idade moderna e idade contemporânea, com ela veio o abaixo o antigo regime e foi possível a burguesia assumir o poder político, a revolução francesa é considerada umas das mais importantes revolução burguesas da história, decorrente da queda da bastilha. Podemos comparar com a revolução francesa as coisas que vem acontecendo no nosso Brasil.um pais cheios de riquezas que nem todas as pessoas sabem administrar. Ainda hoje há muitas corrupção e muitas pessoas querendo se dar bem em cima das outras, ou seja, podemos dizer que as manifestações que estão acontecendo foi uma maneira muito boa, para as pessoas se darem conta que desse jeito o nosso brasil não vai pra frente. Queremos um Brasil melhor, sem tanta corrupção, sem tanta desigualdade, um Brasil para todos, um Brasil mais honesto, para amenizar os conflitos que vem acontecendo. Já estava na hora do gigante acordar, mais com tanta manifestação no Brasil teve pessoa que queria fazer justiça com suas próprias mãos, ou seja, estavam fazendo muitos vandalismos e pessoas que iam só para destruir o patrimônio públicos que conseguimos com muita luta. Fazendo assim gerar mais violência .antigamente na revolução francesa quem decidiam como era dividido e como era para ser feito. para isso havia um rei para decidir o que era feito. mais antes de dar suas opiniões. Mais antes eram convocada uma reunião entres os três estado que eram o clero, nobreza e os camponeses, artesões e sans-culottes, ou seja, não era uma simples reunião para cada estado dar sua opinião, mais sim para ouvir o que o rei tinha para propor e eles acatar e fazer o que o rei tinha proposto. Hoje em dia não temos exatamente um rei e sim um presidente que fica nesse cago para dar a opinião do povo. mais nem sempre as opiniões do povo é dita. Por isso acontece as manifestações, por que eles aumentar nossos impostos sem dar aumento em nosso salario.
ALUNA:MARIA THASSIANNE PAIVA FURTADO SERIE:2ºA

Unknown disse...

Em 1789 foi a queda da bastilha essa data é considerada um marco de um dos maiores movimentos sociais e políticos da história do ocidente. Simboliza o fim da monarquia absoluta e do antigo regime na França. assim como os ideais defendidos pela revolução francesa foram disseminados a não só mente nos estados europeus próximos, mais também em outro partes do mundo. Na atualidade foi assim os movimentos ocorridos nos últimos meses começaram em um certo lugar e tomou força e si espalhou pelo mundo afora como dizem o gigante acordou e todos aderiram as manifestações reivindicando seus direitos. Historicamente a revolução francesa significa uma mudança radical pelo fato de ter se espalhado rapidamente atingindo outros lugares como por exemplo sua influência pode ser sentida, inclusive, nas lutas de independências das américa portuguesa e espanhola no século 19.as criticas do antigo regime eram que nesse regime os reis eram o todo poderoso que dava a palavra ,as outras pessoas não tinha vez e nem voz acatavam o que o rei falava e pronto. não podiam indagar .nessa época uma das principais características da França era que as pessoas trabalhavam na agricultura e também a crise, a politica francesa e o luxo. no antigo regime a organização social vigente era divida em três estados clero, nobreza, burgueses, artesões ,camponeses e sans-culottes. Hoje podemos ver que a nossa sociedade é dividida em classes A,B e C. você deve esta se perguntando agora quais fatores que levaram a crise na França? de um jeito que você possam intender .a crise que estava ocorrendo, o rei que vivia do bom e do melhor não queria ficar sem as suas mordomias, então teve a ideia de aumentar os impostos e para isso decidiu reunir os três estados para comunicar a todos e essa era a oportunidade que os burgueses estavam querendo para reivindicar os seus anseios. assim ocorreu a sociedade atual as autoridades maiores deixaram de pagar os servidores públicos e aumentaram o preços dos alimentos e a taxa de transportes públicos isso tudo desencadearam as pessoas a irem para ruas. Assim acordando as pessoas que estavam dormindo com o que estava no brasil. Para reivindicar os seu direitos, e pra mim essa foi uma ótima forma que as pessoas encontraram para terem seus direitos respeitados. Pois apesar de alguns transtorno de vândalos, de certa forma alguns já conseguiram o que queriam mais outros não .
ALUNA:CRISTIANE RODRIGUES DE MORAIS SERIE:2ºA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bem, como a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo mais abolir a forma antiga da sociedade , ela teve de ver-se a braços a um só tempo com todos os poderes estabelecidos arruinar todos as influencias reconhecidas apagar as tradições,inovar costumes e os usos e , de alguma maneira esvaziar o espírito humano de todas as ideias sobre as quais se se tinham fundada até então o respeito e obediência e etc..
Contudo isso a respeito e comparação da Revolução Francesa com a Revolução Brasileira podemos, dizer que a algo em comum o povo está querendo conquistar seus direitos, saúde, melhor educação e acima de tudo o povo brasileiro quer a igualdade pelos direitos humanos.....TODOS ESTÃO EM BUSCA DE UMA IGUALDADE SOCIAL... E OS SEUS DIREITOS.

ALUNO: FERNANDO SILVA E SILVA 2ºC

Unknown disse...

No,entanto esses avanços ainda apouco significaram passadas mais de dos séculos para a efetivação plena dos princípios revolucionários de liberdade , igualdade e fraternidade seja para os franceses, seja para todos os povos tais princípios pretendem privilegiar o indivíduo e a liberdade, e o livre jogo das ações individuais, que acreditamos, conduz ao interesse coletivo, cada vez mais precisamos manter vivos as ideias revolucionarias para a conquista plena desses direitos por todos os povos ....concluo que atualmente o povo brasileiro tem uma grande comparação com francês no tempo da revolução, nos queremos melhores condições de vida liberdade para n´´os expressar-nos pois vivemos em um pais democrata ....e precisamos sair as ruas fazer uma revolução como antigamente para conseguir conquistar o que queremos ....direitos iguais .

Unknown disse...

OBSERVAÇÃO: PROFESSORA ESSE COMENTÁRIO É MEU DE CIMA NA CONTA DA TANMIRES E POR CAUSA Q EU POSTEI E ESQUECI DE COLOCAR MEU NOME...

ALUNO: JOÃO SIQUEIRA DOS SANTOS NETO 2ºC.

Unknown disse...

Todo o Brasil teve manifestacoes para luta pelos seus direitos, o povo pedia mais investimentos na saúde na educacao, menas corrupicao no governo atual e etc... para acontece tudo isso foi preciso que o Brasil todo acordasse para si junta e sair as ruas, na Revolucao francesa.Em 1789 finalizou uma longa crise do antigo regime porém, antes de termina esta hierarquia social, os franceses(camponeses,artesoes,comerciante e burgueses) teriam qui sair as ruas também para luta pelos seus direito.Basicamente comparando os dois assuntos as manifestacoes no brasil e a Revolucao francesa,ambos tem a mesma funcao de alerta o governo atual para mais investimentos que de mais beneficios as pessoas.Na sociedade de hoje o povo pede mais clareza na CPI, antigamente ambos semelhantes o povo pedia que os reis que governava na quela época parasse de olha so pra eles e olhasse também para o povo do(terceiro estado) e que ficasse claro o que eles queria para o povo, entao a Revolucao francesa e as manifestacao no Brasil sao semelhantes pelo o que o povo que, mais clareza, mais investimentos nas areas qui beneficiao ao povo.

Weslem jefrey 2'c

Paulo Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Henrique disse...

A Revolução Francesa aconteceu devido ao aumento dos impostos cobrado pelo auto clero. Nos dias atuais também aconteceu revoluções por cobranças aos direitos dos trabalhadores.
Devido a insatisfação do terceiro estado que somavam quase 98% de todos os franceses indignados com o novo aumento dos impostos tomaram com medida à paralisação do trabalho, com essa atitude a economia entrou em decadência, pois eles reivindicavam igualdade, liberdade, e fraternidade; com isso deu a traição da França Feudal para a França Capitalista e a diminuição do poder do clero. Quando a grande maioria se preparou para o movimento Luís XVI afirmava apoia a assembleia, porem a traição de Luís XVI deixou população revoltada e na madrugada do dia 14 de julho um grupo formado por artesãos, operários e pequenos legistas.
Atualmente a população Brasileira, esta descontente com o poder politico nossos governantes não estão trabalhando em prol da classe mais carente e com isso a população vem reivindicando melhorias na educação, saúde e transporte, pois pagãos nossos impostos, mas não temos direito de desfrutar deles porque os governantes estão no topo gastando todo o dinheiro que deve ser empregado na saúde e na educação. Enquanto uma pequena parte da população vive em dias de gloria a maioria vive na miséria morrendo nas filas dos hospitais a espera de um atendimento; estudam em escolas que não oferecem conforto algum ou tão pouca qualificação para os profissionais, na área de transporte que esta cada vez carente os preços não baixam só aumenta-o a cada dia. Precisamos brigar por nossos direitos e fazer valer cada um, como gente civilizadas questionamos e queremos ver mudanças.
Aluno: Paulo Henrique 2ª Ano "C"

Frank Bruno disse...

11eu sou frank bruno do segundo ano "C"
e minha opinião sobre o assunto que esta batante
comentado ultimamente, que fala do movimento protes-
tante porem é bastanate importante ,comparando atraveis
dos tempos passados que antigamente concerteza não
não era exatamente igual aos dias de hoje que as pessoas
fazem de tudo para mostrar que eles existem e que estão aqui
para mosrtrar que lutão pelos seus direitos atraves disso
existem pessoas tambem que usam desses movimentos para se mostrar e
que não tão nem ai para as mudanças pois sim fais dos fatos para fazerem
baderna ou seja vandalismo acho que comparado aos tempos passados
essas pessoas iam ser brutalmente ponidas, sim iam sim, falo tambem
que isso não ia ajudar nada quebrando as coisas, essas baderna não ajudam
em nada pois as coisas quebradas foi nois que compramos por que cada
patrimonio foi construido com nosso dinheiro a cada impostos que
pagamos.

Unknown disse...

Muito bem, galera gostei de ver. Parabéns, professora!
Ana Francisca